[Série: Salmos de gratidão] - Salmo 139

 

Atualmente, estima-se que haja cerca de 8,2 bilhões de pessoas no mundo (é muita gente!). Seres humanos vivendo em sociedade, dotados de racionalidade,  cada um com sua história, responsabilidades, traumas, dores, perdas, vitórias, conquistas, sonhos… Agora enquanto você lê esse texto, há pessoas nascendo, morrendo, casando, viajando, trabalhando… E assim vive o mundo!

 

Em meio a tanta gente, é fácil se sentir apenas mais um, uma vida entre bilhões, uma voz que talvez ninguém ouça, “uma formiguinha em meio a um grande formigueiro”. Às vezes, a correria da vida e as dores que enfrentamos nos fazem acreditar que ninguém realmente nos enxerga, que somos invisíveis no meio da multidão.

 

Mas há um Salmo que revela a presença de um Deus que não apenas vê a humanidade em sua imensidão, mas conhece cada indivíduo com profundidade. Um Deus que sonda o coração, os pensamentos e acompanha cada passo da nossa jornada. Ele é soberano e não é indiferente ao caos nem à correria do mundo. Ele vê, conhece e se importa.

 

Entre bilhões de rostos e histórias, o Criador do universo sabe o seu nome, conhece seus medos, suas alegrias e até os pensamentos mais profundos. Tudo isso é descrito com ternura e profundidade em um dos salmos mais belos das Escrituras: o Salmo 139. Um cântico de Davi que revela a grandiosidade do nosso Deus!

 

A mensagem deste salmo é clara: Ele sabe. Ele vê. Ele está. Ele pode. Essas verdades revelam a grandeza do Deus que é onisciente, onipresente e onipotente. A seguir, vamos contemplar cada um desses atributos revelados nos versos 1 ao 18.

 

O Deus onisciente:

 

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” Sl 139:1-6

 

 

Deus sabe todas as coisas. Ele nos conhece de forma profunda e completa. Nossos familiares, cônjuges e amigos podem até nos conhecer bem, mas nunca em totalidade. Nem nós mesmos compreendemos todas as “camadas” do nosso ser. Mas o Senhor, sim!  Ele nos conhece por inteiro, porque foi Ele quem nos formou. As nossas ações, os nossos pensamentos,motivações, costumes e até mesmo as palavras que saem da nossa boca, não passam despercebidos dEle.

 

O conhecimento do Senhor está além do nosso entendimento. Por isso o salmista diz que essa ciência é maravilhosa demais e ele não consegue compreender.

 

 

O Deus onipresente:

 

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.”  Sl. 139:7-12

 

Não há quem escape da presença de Deus. O salmista usa as extremidades (altura, profundidade, leste e oeste) para expressar a totalidade do universo e evidenciar que ninguém pode se esconder do Senhor. Não importa para onde alguém vá, a presença de Deus o alcança. Ele é um Deus presente e real.

E isso deve alegrar o nosso coração! Nunca estaremos sós. Nos momentos turbulentos, Ele está! Quando nos sentimos sozinhos, Ele está! Quando estamos trabalhando, estudando, dirigindo, dormindo, Ele está!

Por isso  podemos render gratidão ao Senhor!

 

O Deus onipotente:

 

“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” Sl. 139:13-18

 

Nesses versos, lemos sobre o milagre da concepção da vida. Deus nos formou de maneira admirável, e não é à toa que o salmista fica extasiado e expressa sua admiração usando palavras como “assombrosamente maravilhoso”, “admiráveis” e “preciosos”. Ele não apenas nos formou, mas também nos planejou, escreveu e determinou todos os nossos dias. Que grandiosidade! É a expressão viva da onipotência de um Deus que cria, sustenta e dirige todas as coisas com poder e propósito.

 

O Deus que trouxe a vida à existência é onisciente para conhecer, onipresente para acompanhar e onipotente para agir. Diante de tão grande amor e cuidado, só nos resta um coração rendido em gratidão.

 

Deus abençoe!

 

Sara Abdala.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.